Exercício 16 - Teoria dos Conjuntos aplicada á multimidia
Neste exercício será
necessário discutir, através de exemplos, como a teoria dos conjuntos é
aplicada ao desenvolvimento de aplicações multimídia.
Como já sabemos, a
teoria dos conjuntos é uma teoria matemática que discute a associação de
objetos com uma mesma propriedade. Bom, e o que isso tem a ver com aplicações multimídia?
Na verdade tem muito
a ver, muitas aplicações multimídias utilizam da teoria dos conjuntos em suas
concepções. Irei citar alguns exemplos:
Chroma key
O Chroma key, que foi
inclusive feito em sala de aula, se apropria da teoria dos conjuntos, já que seu
objetivo é isolar um personagem em um vídeo ou foto para combinar com outra imagem,
ou seja, há os conjuntos de personagem, cor de fundo e cenário, tudo que
pertence ao conjunto cor de fundo é
trocado pelo conjunto cenário.
Envelhecimento
digital
Outro exemplo feito em sala
de aula, o envelhecimento digital, também utiliza a teoria dos conjuntos, como
por exemplo utilizando o efeito de adição de ruído que consiste em inserir pixels
em várias posições na imagem, que no caso há uma união entre os pixels
inseridos e a própria imagem. Outro efeito é o sépia, que é a adição de
amarelos em uma imagem, para inserir esse efeito, seria necessário acrescentar as
cores vermelho e verde e/ou diminuir o Azul da imagem.
Imagem normal |
Adição de ruido |
Adição do efeito sépia |
Efeitos especiais
Os efeitos especiais
são técnicas muito utilizadas em séries e filmes, principalmente, que consiste
na criação de efeitos em que não se pode conseguir normalmente.
Grande parte dos
filmes atuais utilizam essa técnica, como por exemplo na imagem abaixo, do
filme Batman, O Cavaleiro das Trevas. O ator recebe vários pontos com captura
de movimento, e no computador é realizado o efeito desejado, na versão final,
ocorre a união entre a cena filmada e o efeito gerado.
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