Exercício 16 - Teoria dos Conjuntos aplicada á multimidia

Neste exercício será necessário discutir, através de exemplos, como a teoria dos conjuntos é aplicada ao desenvolvimento de aplicações multimídia.
Como já sabemos, a teoria dos conjuntos é uma teoria matemática que discute a associação de objetos com uma mesma propriedade. Bom, e o que isso tem a ver com aplicações multimídia?
Na verdade tem muito a ver, muitas aplicações multimídias utilizam da teoria dos conjuntos em suas concepções. Irei citar alguns exemplos:


Chroma key

O Chroma key, que foi inclusive feito em sala de aula, se apropria da teoria dos conjuntos, já que seu objetivo é isolar um personagem em um vídeo ou foto para combinar com outra imagem, ou seja, há os conjuntos de personagem, cor de fundo e cenário, tudo que pertence ao conjunto cor de fundo é trocado pelo conjunto cenário.

 



Envelhecimento digital

Outro exemplo feito em sala de aula, o envelhecimento digital, também utiliza a teoria dos conjuntos, como por exemplo utilizando o efeito de adição de ruído que consiste em inserir pixels em várias posições na imagem, que no caso há uma união entre os pixels inseridos e a própria imagem. Outro efeito é o sépia, que é a adição de amarelos em uma imagem, para inserir esse efeito, seria necessário acrescentar as cores vermelho e verde e/ou diminuir o Azul da imagem.

Imagem normal
Adição de ruido

Adição do efeito sépia



Efeitos especiais

Os efeitos especiais são técnicas muito utilizadas em séries e filmes, principalmente, que consiste na criação de efeitos em que não se pode conseguir normalmente.
Grande parte dos filmes atuais utilizam essa técnica, como por exemplo na imagem abaixo, do filme Batman, O Cavaleiro das Trevas. O ator recebe vários pontos com captura de movimento, e no computador é realizado o efeito desejado, na versão final, ocorre a união entre a cena filmada e o efeito gerado.



Mais um exemplo, misturando chroma key com efeitos especiais, da série The Walking dead:

         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exercício 6 - Bandeira do Brasil

Exercício 10 - Jogo do Pong

Execício 8 - Sensor de distância